Psicoterapia com a gestalt terapia
- Marina D'Amorim

- 13 de out.
- 2 min de leitura
"O objetivo da terapia não é do terapeuta ter consciência do paciente, mas do paciente ter consciência de si" (Fritz Pearls).
Gestalt-terapia: a arte do encontro
Essa frase citada acima destaca como a gestalt terapia enxerga o processo psicoterapêutico, enfatizando que o foco do processo não é a interpretação do terapeuta, mas o modo como a pessoa se conscientiza de si e dos seus sentimentos, comportamentos e formas de existir no mundo.
Este ano eu participei de um congresso internacional e latino-americano de Gestalt-terapia e me reencontrei com a abordagem que fundamenta os meus atendimentos clínicos. Vivo os encontros com as pessoas que me procuram à luz do que aprendi e experimentei enquanto gestalt-terapeuta.
Em terapia, participo do processo de crescimento das pessoas que me procuram: um crescimento que, para mim (e para a Gestalt), é criativo, não apenas adaptativo. A Gestalt entende que existem muitas formas de viver o mundo e, por isso, propõe uma “análise da forma”: um olhar sobre como cada pessoa se relaciona consigo e com o que a cerca.
Ao longo da terapia, por exemplo, de uma pessoa que relata se sentir ansiosa: a ansiedade pode diminuir conforme a pessoa se escuta e amplia as possibilidades de enxergar sua vida e seus comportamentos. Mas a grande questão que cuidamos em uma terapia gestáltica é o que mantém (o que se repete na vida dessa pessoa) essa ansiedade ali; qual a função que ela tem, do que ela protegeu, o que comunica da sua história e o que talvez precise ser transformado.
Vamos olhar também para como essa ansiedade aparece na sessão.
A psicoterapia é esse espaço de escuta e encontro consigo e com as formas de sofrimento que interrompem a fluidez da sua vida. Em terapia você vai cuidar do que precisa ser mudado e assumir uma postura de autonomia diante da sua vida.
Não posso caminhar por você, mas posso caminhar contigo por essa travessia que é o encontro consigo, com seus sofrimentos e alegrias. Eu me comprometo a estar ali, vivendo o encontro com você de uma forma respeitosa, ética, autêntica e sensível. Como a gestalt terapia ensina.
Vamos juntos?
Com carinho,
Marina (a sua psi e gestalt terapeuta).
%20(1)_edited.png)
Comentários